Você sabe para que serve a
taxa de turismo dos hotéis?
Quem
nunca se perguntou ao se hospedar em algum hotel para que serve aquela taxa de
turismo que é cobrada a parte? Para tirar as suas dúvidas conversamos com
Altino Voltolini, presidente da Iguaçu CVB que esclareceu a utilização e
importância dessa contribuição facultativa.
Todo turista que se hospeda na
cidade, em hotéis associados ao Iguassu CVB, é convidado a contribuir com a
taxa, uma prática mundial que reverte os valores em ações voltadas ao aumento
do fluxo de visitantes e na melhoria dos serviços prestados. Em Foz do Iguaçu,
o valor arrecado é revertido para ações do Iguassu CVB que nos últimos anos
apresentam inúmeras vantagens para o setor. Em 2015, por exemplo, foram
realizados 47 eventos em Foz do Iguaçu captados e apoiados pelo Iguassu
Convention & Visitors Bureau. Eles foram responsáveis por trazer mais de 54
mil pessoas para o destino. No mesmo ano, houve um crescimento de 183% nas
capacitações de agentes de viagens e a participação em mais de 23 feiras e
eventos voltados para a atração de turistas de lazer. Já na comunicação,
foram realizados 22 press trips – viagem de familiarização para jornalistas -,
o que resultou em mais de R$3 milhões em exposição de mídia.
A contribuição, que é espontânea e
facultativa, também traz benefício imediato para o turista, é o caso da
assistência ambulatorial 24h (para patologias de baixa complexidade). Outro
benefício é o investimento na melhoria do destino: “Nos últimos anos alcançamos
um novo patamar no turismo do Destino Iguaçu. Trabalhamos arduamente para
melhoria da infra-estruturar hoteleira, através do esforço de empresários,
melhorias estruturais, tais como a reforma do aeroporto e revitalização da
Ponte da Amizade, ações diretamente ligadas ao trabalho da Gestão Integrada do
Turismo”, destacou Altino. E reforça Paulo Furtado do site www.maiorviagem.net.
A IMPORTÂNCIA DA TAXA DE TURISMO
Segundo o Toni Sando, Presidente do São Paulo Convention & Visitors Bureau,
a hotelaria pode ser comparada a um corpo humano, onde todas as partes são
vitais para que haja um bom funcionamento. Assim, todos os departamentos atuam
como uma engrenagem que visa oferecer boas experiências sustentadas pela
hospitalidade.
O turismo seria um dos alimentos que
fortalece e mantém o desempenho de um hotel. Tendo em vista que a atividade
abrange toda a infra-estruturar, divulgação e apresentação de um destino, sendo
capaz de contribuir com o fortalecimento desses empreendimentos.
Reconhecendo o potencial na relação
entre a infra-estruturar turística e a hotelaria, os Conventions & Visitors
Bureau nacionais e internacionais passaram a adotar junto a sua respectiva hotelaria
a Taxa de Turismo, onde se pode contar com a contribuição dos hóspedes para o
desenvolvimento do turismo daquele local.
A Taxa de Turismo é a principal
ferramenta para que o Natal Convention Bureau realize, de forma intensiva e
permanente, a divulgação e promoção da cidade no Brasil e no exterior com o
intuito de elevar os índices do turismo através da captação de eventos
científicos, empresariais, esportivos e religiosos de alcance regional,
nacional e internacional, o que torna muito importante o incentivo à contribuição.
Com a arrecadação da Taxa de
Turismo, os serviços turísticos contam com a diversificação e a melhoria,
atraindo novos negócios e estimulando o fluxo de turistas.
Você
colabora a sua viagem melhora
“A Citytax é uma contribuição financeira,
de valor simbólico, cobrada nos hotéis e repassada ao Salvador Destination. Que por sua vez, reverte este valor na
produção de material informativo e na melhoria dos serviços de assistência ao
visitante. Fazendo a sua contribuição no check-out da sua hospedagem você ajuda Salvador a recebê-lo ainda melhor.”
Explica o Prof. Paulo Gaudenzi, presidente do Salvador Destination.
Além
disso, “O turismo de eventos exige antecedência. É necessário investir hoje
para colher amanhã. Os grandes eventos não irão cair no nosso colo sem que seja
feita uma grande articulação técnica e política. Primeiro se prepara o destino,
principalmente no que diz respeito aos equipamentos destinados aos eventos,
para que se possa colher os frutos da prosperidade daqui a cinco ou mais anos,
complementa Sr. Régis Medeiros, presidente do Fortaleza Visitors&Conventions
Bureau.
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